Thursday, 24 July 2014

Bruxaria Tradicional Tradicionalidade Conformao E Sangue Bruxo

Bruxaria Tradicional Tradicionalidade Conformao E Sangue Bruxo
Sangue Bruxo: ancestralidade m'itica?

No Brasil da 'ultima d'ecada nasceu um crescente interesse dentre os Neopag~aos, Wiccanos e ocultistas de diversas vertentes `a chamada Bruxaria Tradicional. Alguns a descartam como uma forma de 'heresia wiccana', desde que representantes Wiccanos reclamam seu espaco como se a Wicca fosse a 'unica' forma de 'verdadeira' bruxaria. Dentre os ex-praticantes wiccanos, n~ao conformados ao sistema que se divulga 'tradicional', existem aqueles que 'iniciam' sua pr'opria linhagem de "Bruxaria Tradicional". 'E a estes que dedico especialmente estas linhas, bem como a todos que quiserem clarear seus pr'e-conceitos sobre a Arte.

Os debates sobre o significado do termo "tradicional" s~ao extremamente bem vindos, desde que a ignor^ancia generalizada que assola a comunidade 'n~ao-crist~a' tem gerado somente motivos que deveriam nos envergonhar. A impress~ao, em 'ultima inst^ancia, 'e de que todos n'os ser'iamos aparentemente ligados ao 'culto do qualities mais do que em cultos que visam o aprimoramento e sintonia espiritual.

De meu ponto de vista de 'eterna peregrina', de algu'em quem busca a Verdade atrav'es do aperfeicoamento, n~ao h'a como darmos `as costas ao passado e vislumbrarmos o futuro, n~ao sem apreendermos a heranca espiritual dos nossos antepassados. 'E atrav'es da fome insaci'avel de reconhecimentos externos que observamos a falta de qualquer 'sintonia' verdadeira com a Natureza.

Sintonia 'e o dom de selec~ao do receptor, no qual as emiss~oes de freq"u^encias do ressoador produzem efeito. A Natureza `a nossa volta produz freq"u^encias variadas, e a qualidade que chamamos de "Sangue Bruxo" 'e justamente esta 'sintonia', e a compreens~ao v'ivida da concomit^ancia, de que receptor e ressoador s~ao Um. O Um gera o Dois, que gera o Tr^es: esta 'e a Trindade Sagrada do Pai, M~ae e Filho, e da'i todos os outros. Se voc^e preferir, a M~ae, o Pai e o Filho - realmente n~ao importa: o Todo abraca a todos n'os!

ISTO POR SI DEVERIA DEIXAR CLARO O CAR'aTER MONISTA - E N~aO POLITE'iSTA - COMO ALGUNS PERCEBEM, DO QUE CHAMAMOS DE BRUXARIA TRADICIONAL.

Esta sintonia 'e respons'avel, por exemplo, da falta de inclinac~ao que algumas pessoas t^em em se conformar com as tend^encias morais da sociedade, do sentimento de alienac~ao dentre as tribos, e de uma efervesc^encia que corre nas veias, expressa muitas vezes em formas vision'arias t~ao brutais quanto nas manifestac~oes da Natureza. Para a Bruxaria Tradicional 'e justamente para a melhor compreens~ao do Todo que se busca abracar o hallucinate das partes dele, as Divindades, como meio de alcancar a reintegrac~ao do Todo, dentro e ao redor do peregrino. A Divindade que representa uma manifestac~ao natural 'e, para um bruxo tradicional, um meio para um fim. Esta 'e 'unica proposta da Bruxaria Tradicional, que opera atrav'es de formas e caminhos muitas vezes 'tortuosos' e de forma variada em suas v'arias express~oes.

Shani Oates escreve sobre sangue bruxo apenas algumas linhas, em seu livro O FOGO VERDE DE TUBELO, "A ci^encia tem provado que todo mundo n~ao s'o 'e relacionado um aos outro, mas aos primeiros humanos. Isto significa que, longe da endogamia ao ponto de extinc~ao, todos n'os possu'imos algum tipo de 'Witchblood', o Sangue Bruxo, de algum ancestral, mesmo que de muitas gerac~oes no passado. Portanto, pela avaliac~ao de Cochrane isto proporcionaria `a todos o 'ouvido dos Deuses'. No entanto, sabemos que isso n~ao 'e t~ao simples assim. Muitas criancas nasceram em fam'ilias 'bruxas' que n~ao atenderam o chamado do sangue, enquanto outros, aparentemente estranhos, surgem da inspirac~ao divina para se tornarem professores, profetas e m'isticos por seu pr'oprio direito. Infelizmente, a necessidade de se conformar a esta ficc~ao tamb'em inspira a invenc~ao de 'linhagens consangu'ineas', como prova de merecimento. Outra heresia?".

Ela descarta as reivindicac~oes de v'arias linhagens de diferentes culturas como uma ficc~ao, como uma necessidade de grupos sociais ou 'etnicos de justificarem suas crencas e tradic~oes. Entretanto, 'e interessante ver que ela comenta sobre esta semente ser amplamente distribu'ida dentre a raca humana. Como Nicholaj Frisvold, em seu livro ARTES DA NOITE expressa bem em sua apresentac~ao: O intuito deste livro 'e bastante simples: demonstrar que o que chamamos de bruxaria 'e um apanhado de ac~oes n~ao relacionadas a qualquer culto ou religi~ao em particular. 'E simplesmente da nossa heranca como seres humanos que estamos falando. Este, como se v^e, 'e um tema bastante discut'ivel, desde que toca na cosmovis~ao e senso de identidade de grupos e povos (como por exemplo dentre os povos bascos), e portanto, n~ao deveria ser tomado de forma leviana ou definitiva.

Isto tamb'em nos leva ao controversy `a relac~ao entre o Sangue Bruxo e a Tradicionalidade. Uma 'TRADIc~aO e um conhecimento transmitido, n~ao importando necessariamente a idade deste conhecimento. At'e este ponto 'e f'acil concordar, contudo, 'e necess'ario que vejamos a relev^ancia de uma tradic~ao em termos espirituais. Quando descartamos completamente o passado para criarmos algo totalmente diferente estamos simplesmente nos esquecendo de qualquer sabedoria que outras pessoas adquiriram atrav'es dos anos e at'e mesmo dos s'eculos em buscas similares e com quest~oes semelhantes `as nossas. Um 'tradicionalista', ent~ao, deveria ser aquele que obt'em primeiramente a cosmovis~ao de seus antecessores para depois usar de ferramentas adequadas ao esp'irito dos tempos. Falar do que 'e 'tradicional' da forma que se fala hoje em dia 'e como fazer dar uma equac~ao de segundo grau para uma pessoa que n~ao teve contato algum com matem'atica.

Uma quest~ao que tem sido trazida recentemente 'e a conformac~ao dos grupos tradicionais `as regras estabelecidas por grupos que s~ao expressamente n~ao tradicionais, exatamente pelo car'ater polite'ista e pela pr'opria motivac~ao que os fazem criar tais 'conselhos'. Certamente n~ao precisamos de federac~oes, associac~oes e conselhos. Estas construc~oes humanas s'o nos fazem perder muito proportion em acalorados debates que s'o visam medir o grau de popularidade do que qualquer 'sintonia' real, e s'o nos mostra a falha - ou falta - de vis~ao tradicionalista: a Tradic~ao Bruxa 'e aberta ao controversy, ao ataque e ao charlatanismo exatamente porque onde h'a a Arte dos S'abios envolvida, n~ao h'a a necessidade de defesa. Uma construc~ao certain do que deveria estar no "'OUTRO LADO' "n~ao faz qualquer sentido do ponto de vista de um bruxo, um s'abio ou de qualquer pessoa que tenha sintonia natural com estes reinos. No mais, onde existe o Sangue Bruxo, m'itico ou n~ao, nunca haver'a algu'em que lhe dite as regras de como voc^e deve caminhar para encontrar a Sua Verdade Atemporal, o Todo que voc^e faz parte! Katy de Mattos Frisvold Replicado do blog Diablerie