Sunday 7 September 2008

Dogmas Wiccanianos

Dogmas Wiccanianos

DOGMAS DA WICCA

DOGMAS WICCANIANOS

Por Bruno thalys soares


A Wicca 'e uma religi~ao que repassa um conhecimento milenar e poderoso que, infelizmente, pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal (pois quando executamos um ritual trabalharmos com energias, e energia n~ao tem carga - ela n~ao 'e boa e nem m'a, ela apenas 'e). Partindo desse princ'ipio, surgiu a necessidade de estabelecer um "C'odigo In a minute das Bruxas", dogmas aceitos na maioria esmagadora das Tradic~oes wiccanianas:

I. Faca o que desejar, mas sem a ningu'em prejudicar.

Start notion wiccaniano, esta primeira Lei nos ensina sobre 'etica e responsabilidade. Na Wicca, procuramos sempre beneficiar a maior parte do todo. Quando vamos realizar algum ritual (ou qualquer outra atividade cotidiana) devemos sempre nos reportar e refletir sob re esta Lei, fazendo-nos a seguinte pergunta: "Se eu fizer esse ritual, irei prejudicar algu'em?". Sabemos que nem sempre 'e poss'ivel beneficiar todos com algum ritual, principalmente os de sa'ude, amor e prosperidade, mas 'e prefer'ivel beneficiar sempre a maior parte do todo.

II. Tudo o que fizer lhe voltar'as triplicado.

A segunda Lei 'e muito antiga. Alguns magos n~ao creem que tudo o que fizemos nos volta triplicado, mas eles creem na Lei do Retorno. Ou seja, triplicado ou n~ao, tudo o que fizermos nos ser'a devolvido. Acreditamos que tudo o que fazemos possui uma vibrac~ao, uma energia. N'os, bruxos, cremos que a Terra possui um campo 'aurico de energia que a circunda, esse campo n~ao deixa passar nenhuma energia para fora desse campo 'aurico. Quando executamos alguma ac~ao (m'agica ou n~ao) enviamos uma energia que percorre todos os n'iveis energ'eticos terrestres at'e chegar nessa "barreia", o campo 'aurico da Terra, retornando a quem a enviou. Nesse per'iodo em que a energia 'e enviada e retorna ao seu emissor, algumas bruxas creem que essa energia se triplique. Da'i o termo "Lei do Tr'iplice Retorno".

III. Respeite a evoluc~ao alheia.

Nem todos est~ao no mesmo n'ivel evolutivo. A Wicca, acima de tudo, 'e uma religi~ao de amor e de respeito. E n'os respeitamos a nossa pr'opria evoluc~ao e a evoluc~ao do outro. Sabemos que cada um tem um ritmo, e esse ritmo deve ser respeitado. N~ao procuramos "seguidores", muito menos forcamos outras pessoas a entrarem para nossa religi~ao justamente por esse respeito `a evoluc~ao dos outros. Sabemos que todo mundo tem um burn rubber e cada um tem seu cada um. Saiba respeitar a evoluc~ao de seu pr'oximo, n~ao criticando suas ac~oes e evite tecer pr'e-julgamentos. Entenda que nem sempre as pessoas agem como o esperado, j'a que todas est~ao juntas num mesmo plano, embora com evoluc~oes e miss~oes diferentes.

IV. Seja humilde.

Na Wicca o aprendizado 'e constante. Nunca sabemos o bastante e sempre h'a algo de novo para aprender. N'os aprendemos com tudo, pois tudo 'e uma manifestac~ao da Divindade. Aprendemos com o nascer do Sol, com a Lua Cheia, com a chuva que cai serena nos campos, com a ingenuidade de uma crianca e at'e com o semblante de um idoso que j'a 'e s'abio o suficiente para demonstrar muitas emoc~oes com um simples olhar... Na Wicca a humildade 'e um processo initial para desenvolver o respeito. Todos somos irm~aos (animais, vegetais e minerais) e somos humildes para reconhecer isso, pois tamb'em respeitamos a evoluc~ao de todos os seres - independente da forma que eles se encontram.

V. Jamais deal with rituais que exijam algum tipo de sacrif'icio animal.

Por ser uma religi~ao muito ligada `a Natureza e todas as suas manifestac~oes, a Wicca condena todo e qualquer tipo de sacrif'icio, pois encara isso como um ato de dreadful crueldade e totalmente desnecess'ario. Afinal, 'e burrice ofertar uma coisa morta a uma Deusa que nutre a vida.

VII. Saber, ousar, querer e calar.

Essas quatro palavrinhas s~ao velhas conhecidas dos antigos magos. 'E necess'ario ter um saber, um conhecimento, para praticar a Arte. Dentro da Bruxaria, se faz necess'ario ousar de vez em quando, pois a bruxa est'a sempre inovando, experimentando coisas novas, visando que esse desejo nem sempre 'e suprido por antigas f'ormulas, levando, assim, a bruxa a desenvolver seus pr'oprios feiticos e rituais. Precisamos tamb'em querer intensamente algo para que esse algoaconteca, sem forca de vontade, sem o desejo, a bruxa sabe que nada consegue. O calar 'e umproblema para bruxos modernos, visando que vivemos em uma era onde o conhecimento n~aotem limites e pode ser acessado de qualquer parte do planeta atrav'es da Internet e livros que s~ao lancados diariamente sobre Bruxaria. Antigamente, em tempos mais escuros, os bruxos sentiam a necessidade de calar, pois estavam literalmente entre a cruz e a fogueira da intoler^ancia (dos crist~aos ou de outros bruxos). Hoje em dia j'a n~ao temos a necessidade de calarmos e podemos espalhar a Magia aos quatro cantos...